As 4 Estratégias do Yoga Que Podemos Implementar em Nossas Vidas

Numerosos estudos agora mostram que o yoga pode impactar positivamente nossa mente e corpo, e até mesmo ajudar na prevenção e tratamento de condições médicas.

O yoga pode ajudar a regular os níveis de glicose no sangue, melhorar as doenças musculoesqueléticas e manter o sistema cardiovascular em sintonia.

Estes estudos também mostram que o yoga tem fortes benefícios psicológicos.

Pode aumentar a sua energia, bem como diminuir os sentimentos de agressividade, depressão e ansiedade.

The Yoga Sutras of Patanjali  (Sutras é a palavra sânscrita para o aforismo) são 196 sutras indianos. Eles nos ensinam que “Ao cultivar atitudes de amizade para com os felizes, a compaixão pelo infeliz, deleitar-se com os virtuosos e desconsiderar o não-virtuoso, a mente e o coração podem permanecer calmos e sem perturbações. ”

E existem 4 estratégias embutidas nesses sutras que abordaremos em seguida, e que podemos pôr em prática para melhorar significativamente nossa vida pessoal e interpessoal, são eles:

  1. Sinta-se feliz com a felicidade alheia

Se cultivarmos sentimentos de felicidade quando alguém está feliz, isso impede sentir amargura ou ciúmes.

Todos podemos nos lembrar dos sentimentos que tivemos quando éramos criança quando um ganhava algo que queríamos, e nós não.

Esse sentimento de ciúme pode impedir que experimentemos nossa própria felicidade.

Se passamos por nossas vidas sempre querendo o que os outros têm, nunca encontraremos nossa própria felicidade.

Nós também acabamos perdendo os momentos importantes e significativos nas vidas dos outros.

Estar feliz com a felicidade alheia, nos permite também  experimentamos a felicidade e isso protege nosso senso interior de calma.

  1. Tenha compaixão pelos que estão tristes

Quando alguém está triste, ou mesmo sofrendo, cultivar a compaixão é como colocar-se em seu lugar.

Sentir o que deve sentir essa pessoa em seu momento de dor.

Para muitos de nós, nosso instinto pode ser proteger-nos daqueles que estão tristes ou infelizes, ou até mesmo sentir alívio por não sermos nós naquela situação.

Mas esse sentimento de alívio, que é normal do ser humano, também nos impede de compartilhar relacionamentos profundos e significativos com aqueles que nos rodeiam.

Todos nós experimentamos sofrimento em algum momento em nossas vidas.

Ser capaz de estar com alguém e sentir uma sensação de compaixão nos ensina a sentir os outros.

Em contrapartida, isso também nos ensina a ter compaixão com nós mesmos em tempos difíceis.

  1. Aprecie as qualidades alheias

Saber apreciar a virtude alheia é outra maneira de proteger nossa paz interior.

A inveja nos impede de apreciar as virtudes dos outros.

Quando desenvolvemos uma sensação de alegria quando vemos outros atuando de maneira honrosa e nobre, alimentamos nossa própria nobreza e integridade.

Isso nos ajuda a permanecer equilibrados e inspirados.

  1. Não se envolva com problemas ou pessoas problemáticas

De certa forma, essa polêmica etapa pode ser a mais difícil para praticar.

Quando as pessoas estão agindo de maneira errada, ou mesmo sendo antiéticas, sentimos necessidade de voltar nossa atenção a isso e em alguns casos até nos envolver em algum tipo de embate ou briga.

O Yoga nos ensina a desconsiderar, e até mesmo afastar completamente nossa atenção, desses tipos de comportamentos.

Ao nos envolvermos nesse tipo de situação, apenas damos força para que cresça ainda mais.

Todos sabemos muito bem que a raiva e a violência geram mais raiva e mais violência.

Esta foi a postura de grandes líderes como Martin Luther King Jr, Gandhi e o Dalai Lama.

Quando nos afastamos e não damos energia a esses tipos de comportamentos, deixamos de alimentá-los.

Eles então, perdem o poder sobre nós.

Paramos de dar o poder para que outra pessoa controle nossa felicidade.

Tente por essas 4 estratégias em prática, e ainda, compartilhe com o máximo número possível de pessoas, afinal de contas, o mundo está carente de respeito, felicidade e compaixão.

 

Traduzido e Adpatado de Ornish Living

Dr. Cristiano Miranda

Cardiologista pós-graduado em Medicina Esportiva e Psicologia, e idealizador do programa Cardiocoach para melhora de desempenho esportivo e da qualidade de vida.

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