Quais os benefícios da atividade física para a saúde mental?

A atividade física pode auxiliar muito além do seu corpo.

Exercícios físicos são importantes para o corpo, mas você sabia que eles podem melhorar sua saúde mental?

Eles podem ter efeitos benéficos para o tratamento da depressão, ansiedade, TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e estresse. Podem também melhorar a memória o sono  e melhorar o humor.

Não interessa sua idade ou condicionamento físico, você pode e deve fazer exercícios e desfrutar de uma vida mais saudável e plena. Não é necessário realizar uma atividade de alta intensidade ou prolongada para colher os benefícios. Se você se exercitar 3 vezes durante a semana já poderá sentir a diferença em seu bem-estar.

Aliás, é justamente esta sensação de bem estar que as pessoas procuram ao realizar exercícios. Elas se sentem com mais energia e vigor ao longo do dia, mais alegres e relaxadas e também possuem atitudes mais positivas.

Como os exercícios podem melhorar a saúde mental?

Depressão

Estudos demonstram que o exercício físico  pode auxiliar no tratamento da depressão leve a moderada da mesma forma que os antidepressivos. A melhor parte é que não traz consigo os efeitos colaterais indesejáveis dos medicamentos.

A atividade física também libera endorfinas, um dos  hormônios que traz bem estar.

Ansiedade

A atividade física é um tratamento natural e eficaz contra esse estado emocional, pois alivia a tensão e estimula a energia física e mental, além de liberar endorfinas.

O simples fato de concentrar sua atenção numa atividade que te faz bem, reduz o estado de ansiedade. Colocar o foco em seu corpo e sua evolução, é um detalhe que ajuda consideravelmente a pessoa ansiosa a desviar sua atenção das preocupações constantes que assolam sua mente.

Estresse

Perceba seu corpo quando você está numa situação de estresse: muita tensão é gerada, especialmente na região do pescoço e ombros. Isto pode gerar muitas dores. Algumas pessoas sentem tensão no tórax  e mudanças nos batimentos cardíacos. Outras vivenciam problemas como insônia, azia ou dor de estômago.

A atividade física é uma maneira eficaz de quebrar o ciclo doentio do estresse, uma vez que promove alívio das  tensões  e relaxa os músculos. Quando o seu corpo se sente bem, sua mente também melhora.

TDAH

Para reduzir os sintomas de TDAH é importante praticar atividades físicas regularmente. Esta é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de auxiliar no tratamento desta doença.

A atividade física aumenta os níveis de neurotransmissores que afetam o foco e a atenção – dopamina, norepinefrina e serotonina. Desta forma o exercício funciona de forma semelhante ao das medicações utilizadas nesta patologia.

Exercícios são ferramentas poderosas para o bem estar

Você também pode desfrutar dos benefícios das atividades físicas e viver uma vida mais plena e feliz. Com apenas 50 minutos de exercício moderado de três a cinco vezes por semana, você já poderá colher os frutos.

É importante que você encontre uma atividade que te traga alegria, prazer, socialização e te permita segui-la com disciplina.

Definir este novo hábito e trabalhar diariamente para cumpri-lo é a chave para o sucesso.

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