Como o frequencímetro deixa seus treinos mais eficientes

Todo atleta já se perguntou algum dia: “Será que estou treinando numa intensidade boa?

Essa pergunta deve ser feita por dois motivos: o primeiro é garantir que a prática esportiva seja feita com segurança. O segundo é ter certeza de que o exercício está ajudando o praticante a alcançar seus objetivos.

E a resposta pode estar no frequencímetro, como você vai descobrir ao longo deste texto.

O que é um frequencímetro?

O frequencímetro nada mais é que uma ferramenta portátil para medir a frequência cardíaca. Existem diversos modelos do acessório no mercado, alguns mais completos podem inclusive estimar o gasto calórico do exercício .

E por que eu preciso saber dessa informação enquanto treino? É o que vamos descobrir.

Capacidade cardiorrespiratória e condicionamento aeróbico no treino.

A capacidade cardiorrespiratória está relacionada à conseguir ou não praticar exercício por períodos longos de tempo utilizando como substrato energético “combustível” o oxigênio. Se você não consegue correr por 5 minutos sem perder o fôlego é sinal de que precisa trabalhar isso.

Quem está começando a praticar exercícios agora já deve ter ficado preocupado com sua capacidade cardiorrespiratória. mas isso pode ser aprimorado através de, medicações em alguns casos, controle da pressão, técnicas respiratórias e em especial os exercícios de treinamento aeróbico.

Mas essa não é a melhor parte.

Trabalhar o condicionamento aeróbico durante seu treino ajudará a melhorar a eficiência cardiovascular. isso quer dizer que o coração conseguirá bombear mais sangue oxigenado para os tecidos durante a prática esportiva e o pulmão vai melhorar a troca de gás carbônico e do oxigênio.

Durante o esforço físico seu corpo consome mais oxigênio para produzir energia, e isso gera queima de matéria orgânica em especial as “gorduras “. Caso você realize um exercício com alta exigência de condicionamento aeróbico seu resultado pós-treino será mais eficiente.

Mais isso não é tudo.

Um dos motivos é o período após o treino, momento em que seu metabolismo está acelerado e consome mais oxigênio do que se estivesse parado. nesse período você consome mais calorias do que geralmente faria em repouso. É o que chamamos de EPOC (Excess Post Exercise Oxygen Consumption).

Só tome cuidado porque não é qualquer esforço físico que leva ao EPOC, somente aqueles com alta exigência física. Um exemplo são os treinos HIIT, conhecidos por potencializarem a perda de peso.

Como o frequencímetro ajuda.

Usando o frequencímetro você consegue melhorar seu condicionamento aeróbico desafiando seu corpo durante a prática esportiva. é como se você estivesse com seu “ instrutor” preso ao tórax o tempo todo.

Claro que para fazer uso eficiente do equipamento é importante passar por uma avaliação prévia.
um profissional deve indicar ao praticante qual é o nível de esforço ideal para seu organismo, evitando assim complicações Cardiológicas.

Agora vem a melhor parte.

Acompanhando sua frequência cardíaca no frequencímetro você evitará o sub treinamento e conseguirá se esforçar aumentar seu desempenho.

O frequencímetro é uma ótima ferramenta para você que quer aumentar seu desempenho físico. Mas é preciso procurar o acompanhamento de um Cardiologista ou Médico do Esporte para garantir que esteja fazendo o esforço ideal para seu corpo.

Prestando atenção aos limites dos batimentos cardíacos (identificados pelo teste de esforço máximo também conhecido como teste ergométrico) do seu coração durante o exercício físico, você conseguirá melhorar ainda mais seu rendimento.

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