Como Econtrar Motivação Para Correr

Todo corredor, até mesmo os mais experientes e já adaptados à corrida passam por aquele dia em que falta motivação e você sente vontade de abandonar tudo.

Tirar um dia de folga é aceitável, desde que seja por um bom motivo.

Se você estiver com dores, com alguma lesão ou simplesmente cansado já é um ‘bom motivo’.

Agora se você perceber que sua força de vontade e seu entusiasmo estiver diminuindo, é hora de ligar o sinal de alerta e prestar atenção no que tenho a dizer abaixo:

Estabeleça metas e acompanhe seu progresso

Sem dúvida metas reais são grandes incentivadores para que você mantenha o foco e o entusiasmo com o exercício físico.

Na verdade com qualquer coisa ou atividade que você estabeleça metas.

Se seu objetivo é perder peso por exemplo, acompanhar seu progresso com um aplicativo no smartphone como tempo gasto, distância percorrida e calorias perdidas é ótimo.

Se você planeja estrear nas corridas de 10km ou mais, manter o foco na sua planilha de treinos é o ideal.

Não só para manter o entusiasmo mas para garantir que você consiga realizar aquele objetivo.

Pense em como você se sentirá depois

Essa parte ainda que pareça estranha é fundamental.

Se você quer deixar de correr para assistir algum seriado ou filme e comer pizza enquanto toma refrigerante, pense em quão mal você iria se sentir depois.

Deitado no sofá, com a barriga cheia, sonolento, culpado por além de ter deixado sua rotina saudável de lado.

E o pior, ter jogado todo o esforço do dia anterior pelo ralo.

Agora pense em como você iria se sentir após a corrida.

Imagine-se tomando aquele banho refrescante, sinta o cheiro do seu sabonete ou shampoo, a leva de suas pernas, e por aí vai.

Dê para si mesmo um visual para a corrida

Se você costuma correr após o trabalho, leve uma mochila com sua roupa e o tênis próprio, deixe-os à vista.

Deixar para voltar em casa primeiro, tomar um banho, procurar uma roupa, etc, isso tudo pode fazer com que perca a motivação e o treino.

Corra com os amigos

Correr com outras pessoas pode ser muito bom.

Não para ficar conversando ao invés de correr, mas o simples fato de estabelecer um compromisso de horário, um treino em comum, ou um objetivo em comum com outra pessoa já faz diferença para manter o entusiasmo sempre em alta.

Se possível compre novas roupas de corrida

Ter uma nova roupa para correr, dentro das suas condições, pode ser um estimulante à parte para que mantenha o ânimo.

Decida manter um compromisso, faça da corrida uma parte do seu trabalho

Se você decidir que a corrida faz parte da sua vida, que irá correr 5 km nas terças, quintas e sábados por exemplo certamente é um fator a mais para te estimular.

Tenha a corrida como parte da sua rotina, transforme-a em um cuidado pessoal.

Da mesma forma que tem um compromisso com sua saúde e seu corpo, da mesma forma que você escova os dentes, que toma banho, etc.

Definitivamente ajuda a manter a motivação.

Recompense a si mesmo

Se você cumpriu a meta da semana ou até mesmo a superou, uma ida àquele restaurante preferido vale a pena!

Comer sua comida preferida para comemorar seus resultados, ainda que ela não seja tão saudável, irá fazer você sentir que todo esforço valeu a pena.

Mensagem final

Manter a determinação e a motivação pode ser mais fácil do que parece.

Identifique na sua rotina os melhores dias e horários compatíveis com seu objetivo.

E lembre-se do principal, é preciso querer. É preciso querer manter a motivação, manter a corrida, sobretudo manter a saúde.

Quando você decide, nada mais faz diferença, se faz chuva ou sol, frio ou calor, você se mantém nos trilhos.

E quando você se mantém nos trilhos, tudo acontece.

Você melhora sua saúde, controla seu peso, melhora seu humor e muito mais, ainda que se dê ao luxo de dar uma ‘escapadinha’ de vez em quando.

Pense nisso e ponha em prática, informação sem ação é ilusão.

Um abraço e até a próxima!

Dr. Cristiano Miranda

Cardiologista pós-graduado em Medicina Esportiva e Psicologia, e idealizador do programa Cardiocoach para melhora de desempenho esportivo e da qualidade de vida.

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