5 Dicas para Manter-se Saudável no Natal

Durante o fim de ano muitas comemorações podem acabar tumultuando um pouco nossa saúde, e manter-se saudável nessa época parece um desafio muito difícil.

Formaturas, confraternizações de empresas e até mesmo os feriados como o Natal e o Réveillon proporcionam um ambiente um tanto quanto hostil para nossa saúde, e ‘enfiar o pé na jaca’ às vezes não é a melhor solução, mesmo que tenha andado em equilíbrio durante o ano.

Pensando nisso deixo 5 dicas que podem lhe ajudar a manter-se bem, fisicamente e emocionalmente.

Substituição saudável

Se você gosta de cozinhar e assume a programação na cozinha durante essa época, existem algumas alternativas que você pode optar para deixar os pratos mais saudáveis, são elas:

  • Trocar o creme de leite por iogurte de nata
  • Evitar os carboidratos ruins (farofa, batata, pães, etc) por saladas coloridas e frutas
  • Deixar de lado os temperos prontos e utilizar os frescos como alho, cebola, coentro, salsa, etc.
  • Tente trocar os alimentos fritos por cozidos
  • Se por acaso consumir mais carboidratos, deixe as gorduras de lado, mesmo as saudáveis.

Uma boa opção de cardápio seria: Mix de salada com Bacalhau Grelhado.

Pensar sempre no equilíbrio é a melhor alternativa, pratos com gorduras saudáveis, carboidratos fibrosos de baixo índice glicêmico e proteínas de alto valor biológico é a escolha ideal.

Azeite de oliva extra virgem, verduras, frutas, peixes, ovos, são alguns exemplos.

Mantenha-se hidratado

Nos países do hemisfério sul, o fim de ano sempre é uma época que a temperatura se mantém bem mais elevada durante os dias.

Durante esse período perdemos uma quantidade considerável de líquido pela transpiração, pelo suor, fazendo com que nossa necessidade por água aumente.

Em alguns casos aumentar em até 50% a quantidade de água não é exagero.

Mas não precisa se preocupar, mantenha sua atenção voltada para o seu corpo, se perceber que está com uma sudorese elevada beba mais água.

Movimente-se

Se você não pratica nenhuma atividade física, não deixe para começar no ano novo, comece a caminhar, pedalar ou até mesmo correr.

Aproveite as férias escolares e leve os filhos para o parque, para a praça ou algum local que você pode se exercitar, a melhor educação começa com o melhor exemplo.

Nessa época, como o calor é intenso, é preciso manter atenção com as atividades físicas, evitar os horários de pico de calor, escolher o período da manhã e noite, ou de repente diminuir o ritmo dos treinos parece o mais prudente para sua saúde.

Se manter em movimento é uma forma de queimar as calorias em excesso adquiridas durante as comemorações de fim de ano.

Pare, Respire

Escolha alguns momentos do dia para voltar a atenção para você.

Para começar a desenvolver esse hábito escolha um horário fixo, pode ser antes do almoço, antes de sair para o trabalho, no fim da tarde, o importante é você fazer.

Feche os olhos, respire, sinta seu corpo, seus braços, pernas, os batimentos do coração, conte suas inspirações e expirações.

Sinta o vento batendo no seu rosto, ou á água caindo sobre você (se fizer durante o banho), apenas pare e perceba seu corpo, inspire, expire.

Nos dias de hoje é impossível evitar o estresse, portanto aprender a lidar com ele é fundamental.

Cuidado com os excessos

Essa é uma dica fundamental válida para todo o ano.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas por exemplo acaba infelizmente sendo mais comum nesse período, além de afetar a saúde, pode transformar momentos de alegria e comemoração em momentos de profunda tristeza.

O que muitas pessoas pensam, erroneamente é: “Se eu beber um pouco a mais agora, nem vai fazer tanto mal assim, afinal de contas eu nem bebo muito,  é fim de ano, e eu mereço relaxar.”

O consumo de álcool em excesso, mesmo que em alguns períodos é sim prejudicial, se você bebe, faça um compromisso com a sua saúde, se não conseguir eliminar apenas diminua o consumo e verá uma grande diferença.

Se tem o costume de viajar, cuidado com a alimentação, não coma demais só porque está de férias, veja se o alimento é fresco e de uma fonte confiável, dessa forma você pode prevenir ou até diminuir os riscos de ter uma intoxicação alimentar, ninguém quer passar datas comemorativas no hospital não é mesmo?

Como eu disse anteriormente, o equilíbrio é sempre a melhor solução para manter a saúde em dia, estamos no fim do ano, e não no fim da vida, é por isso que é preciso saber cuidar do corpo e da mente para que as datas comemorativas se repitam por muitos e muitos anos com muita saúde.

Dr. Cristiano Miranda

Cardiologista pós-graduado em Medicina Esportiva e Psicologia, e idealizador do programa Cardiocoach para melhora de desempenho esportivo e da qualidade de vida.

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