A Ciência Para Acabar Com Maus Hábitos

A iniciativa da Ciência da Mudança de Comportamento (SOBC em Inglês) quer ajudar cada um de nós a tornar os comportamentos mais saudáveis ​​parte da nossa rotina diária.

Hábitos de estilo de vida tais como o sedentarismo, abuso de bebidas e drogas, alimentação errada e tabagismo, representam cerca de 40 por cento de mortes prematuras nos EUA.

Claro, todos nós sabemos que para mudar um comportamento, um hábito ruim, é preciso muito mais do que simplesmente falar o que fazer.

A Ciência da Mudança de Comportamento usa descobertas baseadas em evidências para ajudar pessoas de todas as esferas da vida a mudar o comportamento com sucesso.

SOBC foi lançada durante a administração Obama pelo National Center for Complementary and Integrative Health (NCCIH) com a missão de financiar e promover a investigação científica sobre a personalização e manutenção de sucesso de saúde relacionados com mudanças de comportamento.

Ao longo dos anos, os cientistas da SOBC descobriram que fazer mudanças duradouras no comportamento requer três etapas principais:

  1. Identificar
  2. Medir
  3. Influenciar 

Sua pesquisa também identificou três domínios universalmente importantes sobre mudanças de comportamento:

  1. Auto-regulação
  2. O stress reatividade e estresse de resiliência
  3. Processos interpessoais e sociais.

1. Auto-Regulação: Quando se trata de auto-regulação, a SOBC enfatiza a importância de não “descontar” o valor das recompensas futuras (como se sentir bem depois de um treino) como forma de resistir a um comportamento tentador de busca de prazer aqui e agora (como ser um viciado em televisão).

Técnicas de intervenção como “Pensamento Futuro Episódico” ajudam as pessoas a visualizar resultados futuros de formas mais específicas, o que leva a uma melhor tomada de decisão no tempo presente.

2. Reatividade do estresse e resiliência ao estresse: O primeiro passo para reduzir a reatividade ao estresse e aumentar a resiliência ao estresse depende de estar ciente das respostas fisiológicas associadas aos mecanismos de “luta, fuga ou congelamento” do sistema nervoso autônomo.

Isso inclui elevação do batimento cardíaco, palmas das mãos suadas, dor de estômago, visão de túnel, respiração superficial, etc.

O segundo passo é acalmar os nervos ativando a “resposta de relaxamento” do sistema nervoso parassimpático.

3. Processos Interpessoais e Sociais: Com relação a esse domínio, a equipe SOBC escreve:

“As respostas emocionais são uma maneira de determinar como você foi afetado pelas interações interpessoais. Sentir-se irritado, feliz ou triste depois de uma interação social pode torná-lo mais ou menos propensos a se envolver em comportamentos saudáveis”.

A SOBC recomenda intervenções como a reestruturação cognitiva que ajuda alguém a aprender a reatribuir várias causas de comportamentos sociais negativos e reduz o grau de raiva ou insatisfação alimentada por pessoas .

Em 2015, a rede de pesquisa SOBC juntos oito equipes diferentes das principais universidades em todo os Estados Unidos, juntamente com um recurso e Centro Coordenador (RCC) na Universidade de Columbia descobriu exatamente como e por que certas intervenções levam a mudanças e resultados comportamentais bem-sucedidos .

Por exemplo, mesmo quando uma intervenção comportamental como o treinamento baseado em mindfulness efetivamente melhora a autorregulação e a resiliência ao estresse para um praticante, os cientistas ainda não entendem exatamente como e por que vários aspectos da atenção plena funcionam.

Referências

Britton, Willoughby B., Jake H. Davis, Eric B. Loucks, Barnes Peterson, Brendan H. Cullen, Laura Reuter, Alora Rando, Hadley Rahrig, Jonas Lipsky, Jared R. Lindahl. “Desmantelamento da Terapia Cognitiva Baseada em Atenção: Criação e Validação de Intervenções Focadas de Atenção e Aberta de 8 semanas em um Ensaio Controlado Aleatório de 3 Braços.” Pesquisa e Terapia do Comportamento(Publicado online em 28 de setembro de 2017) DOI: 10.1016 / j.brat.2017.09.010(link is external)

Atance, Cristina M. e Daniela K. O’Neill. “Pensamento Futuro Episódico”. Tendências em Ciências Cognitivas  (2001) DOI: 10.1016 / S1364-6613 (00) 01804-0
Fonte: Psychology Today
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Dr. Cristiano Miranda

Cardiologista pós-graduado em Medicina Esportiva e Psicologia, e idealizador do programa Cardiocoach para melhora de desempenho esportivo e da qualidade de vida.