Benefícios do Exercício Aeróbico Regular

A atividade física e o exercício aeróbico regular podem melhorar a saúde de muitas maneiras.

A maioria dos benefícios para a saúde que provém da atividade física são obtidos com níveis moderados de atividade, isto é, aquele com a frequência cardíaca um pouco acima do normal.

Um programa de exercícios aeróbicos adequado pode:

  • Aumentar a eficiência do coração, tornando-o capaz de bombear mais sangue com menos batidas (diminuição da freqüência cardíaca), resultando em maior disponibilidade de oxigênio para o coração.
  • Aumentar a capacidade dos músculos para transportar e usar oxigênio eficientemente.
  • Abaixar a pressão sanguínea em repouso, de modo que os medicamentos para pressão arterial possam diminuir
  • Aumentar a capacidade de exercício de altas cargas de trabalho por longos períodos de tempo, antes de ser limitado pela fadiga, falta de ar ou dor no peito.
  • Diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue e aumentar os níveis de HDL-colesterol (colesterol bom), tornando mais difícil a acumulação de gorduras dentro das paredes das artérias
  • Diminuir os níveis de açúcar no sangue e triglicerídeos no sangue, de modo que os tipos e quantidades de drogas que reduzem o açúcar no sangue podem ser diminuídas ou alteradas para indivíduos com diabetes
  • Diminuir a capacidade do sangue de coagular e manter as paredes dos vasos sanguíneos, o que diminui o risco de coágulos sanguíneos para bloquear pequenas artérias
  • Aumentar a capacidade de se mover, facilitando assim a realização das atividades diárias
  • Diminuir a gordura corporal e aumentar a massa muscular
  • Aumentar o metabolismo
  • Aumentar a tolerância ao estresse
  • Aumentar o controle de hormônios do estresse
  • Aumentar a autoconfiança e o senso geral de bem-estar
  • Diminuir o risco de osteoporose

Níveis de esforço e mudança no estilo de vida

As mudança de estilo de vida para ter uma saúde melhor são baseadas na distinção de três níveis de esforço: inatividade, atividade e exercício.

A inatividade não envolve nenhum esforço, alguns exemplos são passatempos sedentários, como assistir televisão ou estar no computador.

Os efeitos da inatividade no corpo são negativos. Na verdade, a maioria dos benefícios do exercício discutido anteriormente são revertidos com a inatividade.

O próximo nível de esforço é a atividade.

Esta categoria inclui movimentos de atividades diárias ou de baixa intensidade, como faxina, jardinagem e outras atividades que fazemos sem a finalidade de exercício em si.

O terceiro nível é o exercício, ou mais especificamente, o exercício aeróbio.

O exercício aeróbico é movimento contínuo, usando braços e / ou pernas em um certo grau de intensidade moderado a alto e dura pelo menos 20 minutos.

Alguns exemplos de exercícios aeróbicos são natação, ciclismo, caminhada, corrida, etc.

Para se ter uma boa saúde portando, não basta diminuir o nível de sedentarismo, é fundamental que o exercício aeróbio seja parte da nossa rotina diária e dos nossos hábitos.

Sempre respeitando os limites do seu corpo, procure um profissional de saúde para traçar um plano de exercício compatível com a sua realidade física e a sua saúde.

E lembre-se, continue em movimento!

 

Fonte: Ornish Lifestyle Medicine