5 Passos para Conquistar um Objetivo – (Seja Emagrecer ou Se Exercitar)

Existem algumas ‘leis’ que você precisa ter claro em sua mente se tem um desejo de realizar ou conquistar algum objetivo, como emagrecer 5 ou 10 quilos, correr 10 ou 21km.

Elas não só permitem com que você conquiste o que quer como também te auxiliam no processo.

1. Faça um melhor planejamento

Tudo que precisa ser conquistado, ou tudo que é almejado precisa antes de tudo ser planejado, isto é, você precisa ter claro em sua mente as estratégias que você deverá seguir para conquistar aquele objetivo.

Se você tem como meta emagrecer, você precisa ter claro que vai precisar de controlar sua alimentação, o gasto calórico, e incluir exercícios físicos para lhe ajudar.

Se seu objetivo é começar a correr, você precisa pensar em onde vai correr, qual roupa usar, qual calçado é mais adequado à você, em que horários você estará disponível para realizar essa tarefa, se é pela manhã, se é pela noite, etc.

O planejamento em si engloba várias outras etapas e fazem parte da estratégia que você precisa adotar para conquistar seus resultados.

2. Tenha um guia / coach para lhe auxiliar

Um guia, alguém que te aconselhe, no caso que citei pode ser um nutricionista/treinador físico/coach.

Essa pessoa ficará responsável por lhe auxiliar com a expertise que você precisa para realizar as tarefas.

Voltando ao caso do emagrecimento, se você tem como objetivo perder uns quilinhos a mais, um nutricionista ou um médico do esporte irá lhe auxiliar da melhor forma possível fazendo uma análise corporal, da sua composição física, levará em conta os alimentos que você deve comer e quando deve comer.

Ter uma pessoa para lhe auxiliar é fundamental, além de traçar as estratégias junto com você, poderá te motivar e cobrar por resultados melhores e que você será capaz de atingir.

3. Meio social alinhado

Estar junto com pessoas que tem o mesmo objetivo que você é fundamental.

Se você tem como objetivo parar de fumar e convive com pessoas que fumam, provavelmente será muito difícil que consiga.

Em contrapartida se você pretende se exercitar e em seu círculo de amizade só há sedentários, a probabilidade de você se ‘desestimular’ ou optar por comer uma pizza com eles é grande.

4. Motivação significativa

Motivação talvez seja a parte mais importante na busca pela conquista de um objetivo.

Você pode obtê-la por meios internos e externos, isto é, pode ter um motivo muito forte pessoal que te levou a emagrecer, seja uma doença ou alguma limitação que passou, ou sua família, seus amigos começaram a emagrecer e você ‘entrou na onda’.

Dessas cinco dicas duas delas ajudam você manter a motivação em alta, a primeira é um guia/coach que te acompanha de perto, te cobra resultados, te auxilia e instrui no que deve fazer.

A segunda é um meio social alinhado com aquilo que você almeja, dessa forma, além de se manter motivado pela persistência dos amigos, você terá como se espelhar em alguém que quer a mesma coisa que você.

Por exemplo, se você e seu ‘meio social’ querem emagrecer, dificilmente você desviará sua atenção para um rodízio de massas ao invés de uma refeição balanceada e nutritiva.

Se tem como objetivo correr, a probabilidade de vocês saírem para uma corrida noturna é bem maior do que uma música ao vivo num barzinho.

Não digo que você tenha que abolir certas coisas, mas a frequência com que você come errado ou fica sem se exercitar tenderá a diminuir se o ‘seu meio’ almeja isso também.

5. Coloque datas em suas metas

Ao estipular uma data específica para conquistar o que planejou suas chances de sucesso aumentam no mínimo em 50%.

Por exemplo se você pretende emagrecer 10 quilos, e estipula essa meta para 1º de julho, você poderá mensurar seu desempenho durante o mês de abril e maio.

Poderá verificar semanalmente seu peso e ver como está indo, se está indo devagar, talvez reduzir um pouco os carboidratos e regular os horários pode fazer com que acelere, ou se está indo muito rápido, incluir uma noite de rodízio de massas de repente pode não te atrapalhar.

Se você quer correr pode colocar como objetivo correr a volta da Pampulha em 15 de dezembro por exemplo.

Até lá você poderá avaliar seu desempenho mensal, ver como seu corpo responde ao esforço e se está progredindo da forma esperada para completar os 17,8 km com sucesso.