5 Lesões Que Você Não Deve Tratar Só

Quando se trata de pequenos machucados e lesões, o objetivo é muitas vezes tratá-lo o mais rápido possível sem o feedback de um profissional da área.

No entanto, há algumas situações em que é melhor consultar um médico do que correr o risco de aumentar o problema tentando resolvê-lo sozinho.

Existem alguns casos em que o descanso, o gelo, o alongamento, o fortalecimento muscular, podem tratar uma pequena lesão, e esse é o perigo.

Pequenas lesões podem se transformar em lesões maiores que podem arruinar um ciclo inteiro de treinamento se não forem resolvidas apropriadamente no começo.

O primeiro passo a ser feito é procurar um médico de sua confiança e que entenda do seu esporte e do seu corpo. Ele poderá te aconselhar sobre o tratamento a ser feito além dos cuidados necessários com o seu corpo.

Surgimento de bolhas nos pés

Pode ser tentador estourar uma bolha em casa, mas deixar um médico cuidar disso sempre que surja é sempre a melhor escolha.

Nem todas as bolhas realmente precisam ou podem ser estouradas.

Apesar de drenar, alivia a pressão e a dor, estourar uma bolha também pode permitir a entrada de bactérias, o que pode levar a alguma infecção mais grave.

Unhas roxas ou pretas, com acúmulo de sangue

Unhas roxas ou pretas com sinais de acúmulo de sangue pode não ser novidade para quem corre.

Geralmente são resultado do traumatismo nas unhas por calçados inadequados.

A maioria das unhas pretas não precisa ser drenada, no entanto se a dor persistir, o ideal é procurar um atendimento médico para que ele faça o procedimento devido aos mesmos riscos anteriormente citados, no caso, surgimento de infecções.

Torção de tornozelo

Quando se trata de tentar tratar uma entorse você mesmo, é importante notar que, se você não tratá-la corretamente, pode haver problemas no futuro.

Para saber se você precisa consultar um médico, o Dr. Mark Cucuzzella, do  SteadyMD Running, recomenda que você siga as Regras do tornozelo de Ottawa.

Se você não passar nesse teste, então você deve marcar uma consulta com seu médico.

A gravidade da entorse pode mudar o tratamento, e se feito de forma errada, pode agravar a lesão.

Fazer o tratamento correto com um médico experiente ao invés de confiar apenas no gelo e no descanso pode ajudar você a garantir que não tenha problemas no futuro causados por uma lesão mal resolvida.

Dor muscular

Qualquer dor ou dores em seus músculos seguem o mesmo protocolo que um tornozelo torcido, onde você deve se consultar com um médico para garantir que você entenda e trate a lesão correta.

Muitos corredores têm dores musculares que acabam sendo crônicas e contínuas, e se você já tentou resolver isso antes tomando remédios ou de alguma outra forma e o problema persiste, você provavelmente está tratando a causa errada de maneira inadequada.

Consulte o seu médico para descobrir qual é essa razão para que você possa resolver esse problema em vez de apenas tratar o sintoma muscular que você continua percebendo.

Dor no meio do pé

Finalmente, se você está sofrendo uma dor no meio do pé, é fundamental ver um médico ao invés de simplesmente escolher o gelo e descansar.

Há uma lesão séria que quem corre pode deixar passar despercebido: a fratura de Lisfranc.

Provavelmente depois desse nome estranho agora você deve estar se fazendo 4 perguntas:

• O que é?

Fratura de Lisfranc é a lesão óssea traumática ocorrida na chamada articulação de Lisfranc, localizada na porção do meio do pé, ou “peito do pé”.

• Como é causada?

Geralmente é causada por acidentes automobilísticos ou motociclisticos, mas pode ocorrer também em entorses, quedas ou lesões esportivas.

• Quais os sintomas?

Os sintomas são dor e inchaço no dorso do pé, dificuldade para apoiar o pé no solo e hematoma na planta do pé.

• Como é o tratamento?

Essa lesão pode ser tratada de maneira conservadora com o uso de órtese e imobilização por cerca de dois meses ou com procedimento cirúrgico.

Como trata-se de uma articulação nobre, onde todo o peso do corpo é apoiado durante a caminhada, é importante que os ossos cicatrizem sem deslocamentos.

Dessa forma, a recuperação pode ocorrer de maneira rápida e satisfatória.

Se esse for o caso, procure logo um médico!

Conclusão:

É melhor pecar por zelo do que por descuido.

Uma lesão tratada de forma errada pode trazer sérios problemas, seja uma percepção crônica de dor e incômodo ou até mesmo graves infecções.

Você há de convir comigo que melhor do que tratar uma lesão seja evitar uma, e para isso, é imprescindível uma consulta com um médico ou profissional qualificado para lhe auxiliar.

Com um atendimento personalizado, é possível tratar planos e treinos específicos para a sua necessidade e as do seu corpo, levando em conta a sua idade, o sexo, o peso corporal, os objetivos, a capacidade cardiorrespiratória, e outras coisas mais, que de fato irão reduzir consideravelmente o número de lesões.

Compartilhe esse artigo com os amigos, afinal de contas quem já não teve ou tem uma lesão e não se trata sozinho?

Se deseja marcar uma consulta para avaliarmos seu caso de forma personalizada e específica, é só clicar AQUI.

Me siga nas redes sociais:

www.instagram.com/drcristianomiranda

www.facebook.com/drcristianomiranda

Fontes: CEO Ortopedia

Traduzido e adaptado: Running Competitor

Dr. Cristiano Miranda

Cardiologista pós-graduado em Medicina Esportiva e Psicologia, e idealizador do programa Cardiocoach para melhora de desempenho esportivo e da qualidade de vida.